Gengivas aparecendo além do devido, sorriso em que aparece mais a gengiva do que os dentes são características do sorriso gengival. Essa situação não traz problemas de saúde ou grandes riscos no futuro. O único problema que o paciente pode ter é um desconforto estético devido à gengiva mais aparente.

O sorriso gengival pode ter causa hereditária ou ser desenvolvido por inflamações na gengiva, a gengivite. Outros fatores que podem causar o problema são: problemas na erupção dentária, quando os dentes ficam escondidos dentro da gengiva, freio labial denso e tônus da musculatura facial deficiente.

O tratamento ou não do sorrido gengival depende da vontade do paciente. Para algumas pessoas, essa aparência estética não afeta nenhuma de suas atividades. Mas, para outros o incômodo é tão grande que é preciso realizar intervenções cirúrgicas para diminuir os efeitos estéticos e psicológicos dos pacientes.

Normalmente, a correção do sorriso gengival pode ser feita de forma fácil e sem muitas complicações. Uma gengivectomia, que remove o excesso da gengiva que acompanha o contorno dos dentes, é suficiente para que a pessoa sai do consultório transformada. Mas, em alguns casos, é preciso realizar uma cirurgia para remodelar o osso ou também para fazer um novo recontorno dos dentes com resinas e próteses estéticas.

Todas as técnicas visam aumentar a aparição dos dentes e diminuir a da gengiva, que fica mais exposta a cada sorriso. Todos os procedimentos devem ser feitos no consultório do dentista que vai utilizar uma anestesia local para realizar o tratamento adequado para cada caso.

Palavras-chave: sorriso gengival, dentes, gengiva, gengivite, paciente, tratamento, correção, procedimentos, saúde, estética